Os sabores da Espanha em mesa farta

La Plancha, vencedor do item melhor peixe ou frutos do mar, tem cardápio repleto de lagosta e camarão.
De um pequeno bar nos fundos do Mercado Produtor da Barra, O La Plancha se transformou num dos restaurantes mais badalados da região. O segredo do sucesso está na cozinha, comandada pelo próprio dono, o espanhol Luis Andrés Gonzáles Barcia, que a cada semana cria uma nova receita. Vencedor do quesito melhor frutos do mar, o La Plancha oferece um cardápio variado em prato de peixes, lagostas e camarões, num ambiente simples e descontraído.
O carisma da D. Rosa, a matriarca da família Barcia, é também responsável pelo sucesso do restaurante. Ao lado do filho Luis Andrés, ela faz questão de ver de perto se todos estão bem servidos e dificilmente consegue cruzar o salão sem ser chamada por alguém. O prefeito Luis Paulo Conde freqüentador antigo da casa, é seu fã:
– Foi ela quem criou o espaço que é muito agradável e serve a melhor lagosta e arroz de açafrão da cidade.
Todas as receitas são de origem espanhola e a parrillada de frutos do mar, tradicional daquele país, é o prato mais pedido pelos freqüentadores do La Plancha. São frutos do mar grelhados, servidos numa prancha de ferro, com arroz de açafrão. A porção dá para três pessoas.

O pioneiro de um espaço gastronômico concorrido
Rosália Barcia Pacual, a “Dona” Rosa, está no comando de uma das peixarias do Mercado Produtor da Barra há doze anos. Ela conta que o La Plancha surgiu por acaso, para suprir a falta de um lugar para almoçar:
– O restaurante mais próximo ficava no Carrefour, que fica do outro lado da avenida. Meu filho então alugou um outro box dentro do mercado e resolveu abrir um bar para abastecer os funcionários do mercado. Os petiscos fizeram sucesso e o pequeno bar se transformou num restaurante.
Isso foi há quatro anos e, a partir do La Plancha o Mercado Produtor da Barra se transformou num espaço gastronômico da Barra.
– Na Europa é comum encontrar bons restaurantes ao lado de mercados populares – comenta o prefeito Luiz Paulo Conde, que também é cliente antigo da peixaria da dona Rosa.
As novas receitas, elaboradas por Luis Andrés, só passam a fazer parte do cardápio depois que recebem aprovação dos clientes amigos.
– Sou um apaixonado por culinária e estou sempre elaborando pratos novos. Mas antes ofereço aos clientes mais antigos para provar. Quando a receita é aprovada, acrescento no cardápio. Estou prestes a lançar um prato diferente – anuncia o gourmet, sem dar detalhes sobra a nova iguaria.

Esta entrada foi publicada em Notícias com as etiquetas , , , , , , , , , , . ligação permanente.